sexta-feira, 10 de junho de 2011

CCPM Recebe Assembelia-Geral da Federação de Caça e Pesca da Beira Interior - FCPBI 14 de Maio

O Clube de Caça e Pesca de Manteigas (CCPM) em colaboração com a Câmara Municipal de Manteigas (CMM) acolheu a Assembelia-Geral da Federação de Caça e Pesca da Beira Interior (FCPBI) que teve lugar no passado dia 14 de Maio no Auditório do Centro Cívico de Manteigas.
O evento realizado pela primeira vez em Manteigas, contou com a participação de vários Clubes ligados à Caça e Pesca da Beira Interior, num total de 120 participantes.
Na mesa da Assembleia estiveram presentes, Esmeraldo Carvalhinho (Presidente da CMM), Vítor Palmilha (Presidente da Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses), João Carlos Lourenço (Presidente da FCPBI), Dr. Nuno Vaz (Presidente da Assembleia Geral FCPBI), Dr. António José dos Santos Cunha (Vice-Presidente da Assembleia Geral FCPBI) Dr. José Veiga (Presidente Conselho Fiscal FCPBI) Jorge Gaspar (Presidente Conselho Jurisdicional  FCPBI), Eng. Luís Nunes Sanches (Vice-Presidente Conselho Jurisdicional  FCPBI), Dr. António José Mendes Manteigas (Director da Divisão de Intervenção Veterinária de Castelo Branco).
Durante a Assembleia foram abordados vários assuntos nomeadamente:
·         Apreciação e votação do relatório das contas da Direcção que apesar da crise está com "saúde" e leitura do parecer do Conselho Fiscal que foi favorável e recomendou a aprovação pela Assembleia, tendo sido aprovado por unanimidade;
·         Análise ao novo regime jurídico das Armas e Munições pelo Presidente da Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses, Sr. Vítor Palmilha. Foram também analisadas as várias dificuldades a serem ultrapassadas pelos caçadores em particular e pelas Organizações do Sector da Caça (OSC) em geral. A Confederação tem feito diligencias no sentido de garantir os benefícios dos caçadores Portugueses tendo já assegurado alguns aspectos como a questão dos exames em simultâneo para carta de caçador e uso e porte de arma, e a realização de mais do que um exame anual. No que diz respeito ao calendário venatório plurianual, foi salvaguardada a participação mais activa das OSC na elaboração dos calendários e dos assuntos directamente relacionados com a caça e pesca.
·         No que diz respeito à tuberculose nos veados e javalis o Dr. António José Mendes Manteigas, Director da Divisão de Intervenção Veterinária de Castelo Branco prestou algumas informações e fez uma análise da declaração da Área Epidemiológica de Risco para a Tuberculose dos Animais de Caça Maior, a qual compreende as áreas geográficas dos Concelhos de Alandroal, Arronches, Barrancos, Campo Maior, Castelo Branco (Freguesias de Malpica do Tejo e Monforte da Beira), Castelo de Vide, Crato, Elvas, Idanha-a-Nova, Marvão, Moura, Mourão, Nisa, Penamacor (Freguesias de Águas, Aldeia do Bispo, Aldeia de João Pires, Aranhas, Bemposta, Pedrógão de S. Pedro, Penamacor e Salvador), Portalegre, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Vila Velha de Ródão e Vila Viçosa, tendo identificado algumas medidas a serem tomadas;
·         Foram ainda analisadas as perspectivas futuras da caça e das OSC tendo ficado no ar algum optimismo para o Sector.

Depois de terminada a Assembleia os participantes tiveram a oportunidade de degustar a gastronomia local através do almoço oferecido pela CMM e servido pelo Restaurante Santa Luzia no edifício da Filarmónica Popular Manteiguense – Música Nova, aquém a Direcção do CCPM agradece a cedência das suas Instalações.
                                                                       A Direcção do CCPM


























Sem comentários:

Enviar um comentário