terça-feira, 18 de janeiro de 2011

BALANÇO DA MONTARIA




Aproveito a oportunidade para deixar aqui um pequeno relato da Montaria que o Clube de Caça e Pesca de Manteigas organizou no passado dia 15 de Janeiro, para que os que participaram recordem os momentos únicos que se viveram nessa caçada e para aqueles que não puderam vir possam ficar com um cheirinho do que se passou.

A montaria começou a ser preparada com bastante antecedência para que nada, ou quase nada faltasse, e que todos os caçadores pudessem usufruir ao máximo das potencialidades que o nosso Clube e o Concelho de Manteigas tem para dar no que diz respeito à caça maior.

Assim, e já com todos os preparativos ultimados e com menos de 48 horas para o dia do evento, tinha de se passar para a “acção” e começarmos a por em marcha a estratégia para que a montaria fosse o sucesso que a Direcção aguardava.

A mancha andava a ser por nós observada durante os últimos tempos, e a cada dia que passava parecia-nos estar a ser cada vez mais bem frequentada, pois as veredas observadas apresentavam-se cada vez mais batidas. No dia 14 (sexta feira) fizemos a colocação das portas (56), de modo que a mancha ficasse bem fechada, poderíamos ter colocado mais uma dúzia de portas mas como as previsões de adesão andavam pelas 40 – 45 portas, optamos por garantir a sua consolidação pelas zonas que nos aparentavam mais certeiras.

O dia começou de feição, pois o tempo deu o seu contributo e esteve um bom dia de sol não muito quente, digamos que um excelente dia de caça para a época que estamos. Pelas 08 horas entramos em acção com a preparação do secretariado e da logística da montaria que ficou a cargo do restaurante Santa Luzia de Manteigas. Ainda iam chegando algumas inscrições já os presentes se deliciavam com as iguarias regionais, que também fizemos questão de divulgar, pois o que é bom todos gostamos de degustar.

Terminadas as inscrições e tecidas as considerações da praxe, havia que distribuir as armas pelas respectivas portas e dar-se mexa ao foguete que iria dar inicio ao arranque da caçada.
Assim colocadas as 43 portas inscritas, restava-nos largar as matilhas espalhadas estrategicamente pela mancha de modo que levassem os javalis até ás portas. E assim foi pouco tempo depois da solta dos cães, começaram-se a ouvir os primeiros sinais de montaria, latidos, incentivos dos matilheiros para as matilhas e eis que logo depois surgem os primeiros tiros dando sinal dos tão desejados javalis.

A caçada foi quase homogénea contudo a zona da cumeada foi a mais presenteada onde se deram mais tiros, talvez pelo campo de visão ser maior e estarem ai colocadas as carabinas, ou também pelas crenças dos porcos estarem para lá viradas.

Tivemos uma montaria em que o balanço foi positivo, tendo agradado mais a uns (que chegaram a dar mais de 20 tiros na porta) que a outros que não tiveram oportunidade de fazer o gosto ao dedo.

No final o resultado foi animador e quando recolhemos os 43 caçadores e os 12 javalis abatidos os relatos eram imensos e todos os participantes se deliciaram em tecer os mais diversos comentários desde os tiro mais certeiro aos falhanços de porcos parados, aos porcos que desconfiados não saíram na porta que estava na sua linha de fuga…. Enfim um conjunto de relatos que nos deixam a nós organização bastante contentes, por podermos proporcionar bons lances de caça, assim como também a aceitamos uma ou outra crítica/opinião de algum aspecto que nos tenha fugido involuntariamente, pois não somos profissionais de caça, embora tenhamos gosto no que fazemos.

Assim entre os javalis abatidos os dois agarres pelos cães e muitas outras histórias, resta-nos assinalar os 27 tiros dados pela porta 14, o navalheiro cobrado pelo Sr. Manuel Almeida da Nazaré na porta 12, para não falar no navalheiro que desfilou entre a porta 17 e 16 , quando já nos deslocávamos de 4x4 para fazer a recolha das armas. Certeiros foram os 43 tiros dados por todas as portas na hora de almoço onde todos ficaram deliciados com as nossas feijocas serranas.

Ficam algumas fotos (algumas com pouca qualidade, pois o fotografo era caseiro e a máquina da loja dos 300) de alguns momentos registados.

Espero que todos os que vieram para o ano estejam presentes e tragam mais amigos pois nós tudo iremos fazer para vos proporcionaram-mos mais e melhor.

Saudações cinegéticas para todos e votos de boas caçadas

A Direcção

Sem comentários:

Enviar um comentário